A gestão de backup de arquivos é fundamental para o fluxo das operações e sobrevivência de qualquer empresa. Afinal, cada vez mais, informações são ativos preciosos para todos os setores organizacionais.
Sem isso, qualquer incidente digital pode desencadear interrupções enormes, com efeito bola de neve, causando fortes impactos operacionais e prejudicando a saúde financeira do negócio.
Sabemos que é possível automatizar as rotinas de backup. No entanto, sem um gerenciamento de backup contínuo e proativo, não é possível certificar-se que essas rotinas estão sendo efetivas,
Tampouco que todas as informações do negócio estão seguras e acessíveis quando necessário. Além disso, a gestão de backup de arquivos permite que a equipe de TI identifique melhor a existência de informações redundantes e de sistemas críticos.
Quer entender melhor sobre a importância desse gerenciamento e o que é preciso para fazê-lo com qualidade? Continue a leitura!
Por que fazer a gestão de backup de arquivos?
Os backups são cópias parciais ou totais das informações de uma empresa que são armazenadas em locais seguros.
Nesse aglomerado, além de possuir informações importantíssimas do negócio, também existem arquivos inteiros de configurações de máquinas, sistemas e outros aplicativos.
Desta forma, uma perda ou corrompimento acidental em uma empresa que não possui uma rotina de backups. Seja por meio de incidentes digitais, físicos ou fatores humanos internos, pode causar prejuízos incalculáveis.
E resultar em horas, dias ou até semanas de trabalho para recuperá-los. Isso porque as operações interrompidas geram uma reação em cadeia que, inevitavelmente, afeta uma série de outras operações.
Às vezes, a perda de uma única informação decisiva pode causar tudo isso, como uma configuração de sistema ou o sumiço de uma ordem de serviço, por exemplo.
Por isso, manter uma rotina ativa de backup eficiente é uma forma de agregar segurança às informações do negócio. Assim, caso algum evento negativo venha acontecer e arquivos sejam comprometidos, será possível restaurar as informações e dar continuidade às operações.
Apesar disso, mesmo com ferramentas desenvolvidas para salvar informações, é fundamental fazer a gestão de backup de arquivos. Essa prática possibilita checar se as cópias que estão sendo realizadas são íntegras e protegem todas as informações.
Isto porque, qualquer falha durante a realização da cópia ou seu envio para o armazenamento seguro, pode deixar inúmeros arquivos desprotegidos. Ou seja, inexistentes na última cópia feita pelo backup.
Com o monitoramento será possível descobrir se todos os arquivos necessários foram copiados e se foram armazenados no lugar adequado. Ou, ainda, a data da última cópia e quaisquer outros fatores ligados à integridade das rotinas de backup.
Assim, é possível garantir que todas as informações necessárias estarão disponíveis no caso de um evento de falhas ou problemas digitais e podem ser restauradas o mais rápido possível.
Como realizar uma gestão de backup adequada?
Agora você sabe que, além de rotinas automatizadas, também é preciso realizar a gestão de backup de arquivos. Isso garante que todas as informações serão recuperadas quando for necessária uma restauração.
Mas o que é preciso para um gerenciamento ser adequado e garantir a proteção e disponibilidade de todas as informações do negócio?
Para responder essa pergunta, elencamos os pontos fundamentais para ter qualidade da gestão de backup de arquivos – confira abaixo:
- Garantir que as rotinas dos diferentes tipos de backups utilizados são realizadas com periodicidade adequada para cada tipo;
- Verificar a integridade das informações nas cópias de segurança;
- Certificar que os arquivos copiados estão sendo armazenados corretamente, seja nas mídias físicas ou em nuvem;
- Estabelecer uma rotina contínua de testes para verificação dos arquivos que são copiados e armazenados para identificar e corrigir erros;
- Conferir todos os relatórios gerados em cada backup e fazer a documentação dos eventos, como problemas durante o processo e lista de informações salvas;
- Se a empresa trabalha com dados sensíveis e/ou pessoais, é preciso garantir que todas as normas regulatórias, como a LGPD, estejam alinhadas e sejam atendidas.
Backup Iperius envia relatórios e facilita a gestão de backup de arquivos
Agora você sabe o que é a gestão de backup de arquivos e como realizá-lo adequadamente.
Mas, para isso, precisa de uma ferramenta completa, como o Backup Iperius, que permite a automatização de rotinas de backup. Além disso, gera relatórios com informações de cada cópia e os envia diretamente para os responsáveis pelos backups.
Com o Backup Iperius, seu gerenciamento será facilitado e todas as suas informações protegidas como deveriam. Afinal, nossa solução pode ser adequada de acordo com as demandas da sua empresa.
Para saber mais sobre proteção de informações, sugerimos que continue acompanhando nosso blog, sempre com informações relevantes para a proteção das informações de seus negócios. Entre elas:
Comments are closed.