Existem bons motivos para fazer backup de arquivos organizacionais. Afinal, diariamente, as empresas geram e trabalham em cima de um volume gigantesco de informações. Portanto, é fundamental adotar métodos inteligentes e preventivos para garantir a segurança e manutenção de todas elas.
É o caso de uma rotina de backup que faz cópias de informações específicas ou de toda uma unidade de armazenamento, deixando-as salvas em um local seguro. Assim, no caso dos arquivos originais serem vazados, perdidos ou excluídos acidentalmente, é possível resgatá-los e retomar as operações normalmente.
Quer entender melhor a relevância deste processo? Continue a leitura, pois vamos te mostrar 5 motivos para fazer backup de arquivos. Confira!
1- Garante a segurança e uso das informações armazenadas em unidades danificadas
É preciso assegurar a integridade de todas as informações nos diversos computadores dentro de uma empresa. Isso porque, se eles pararem de funcionar, os arquivos corporativos que estão nos equipamentos danificados não se perderão.
Ou seja, o primeiro dos 5 motivos para fazer backup de arquivos é a garantia de que as informações armazenadas em computadores, ou outras unidades de armazenamento danificadas, estão seguras. E podem ser recuperadas e utilizadas novamente em curto espaço de tempo.
Assim, é possível manter o fluxo operacional sem interrupções ou lentidão. Basta baixar o arquivo do backup em uma nova unidade e seguir com as operações.
2- Mantém seus arquivos seguros em caso de falhas ou desastres naturais
Quaisquer quedas bruscas de energia causadas por desastres naturais ameaçam a integridade dos arquivos e dos equipamentos. Além disso, não temos controle nenhum sobre esses fatores.
Nesse caso, o prejuízo não é apenas material, já que a perda de arquivos pode ser muito mais onerosa do que a substituição de equipamentos.
Sem as informações de sistema e arquivos organizacionais a empresa tem seu fluxo operacional interrompido. E o prejuízo segue em um efeito “bola de neve” até que tudo seja recuperado e possa ser utilizado normalmente.
Com esses arquivos e informações armazenados em locais seguros por meio do backup, é mais simples e fácil de se recuperar. Afinal, tudo o que está diretamente ligado ao fluxo de operações está protegido e pode ser recuperado.
3- Proteção contra erros humanos é um dos motivos para fazer backup de arquivos
Arquivos de todos os tipos dentro de uma empresa estão suscetíveis a erros e falhas humanas. Por mais competente que seja um colaborador, ele pode cometer equívocos.
Além disso, também existem os insatisfeitos e mal-intencionados que vazam ou apagam informações propositalmente. Seja por algum benefício ou apenas como retaliação.
Com um backup total dos arquivos, os gestores, apesar de estarem sujeitos a essas ações, estão protegidos e não precisam se desesperar.
Tendo as informações armazenadas em local seguro, pode-se recuperá-las em instantes, sem causar qualquer prejuízo operacional para a empresa.
4- Elimina retrabalhos em caso de panes e corrompimento de arquivos
Mais um dos importantes motivos para fazer backup de arquivos diz respeito à produtividade, diretamente ligada à performance dos trabalhadores. E ao bom funcionamento de ferramentas, entre as principais, os computadores.
É muito comum em meio a uma pane do sistema ou no próprio computador, o colaborador perder todo o trabalho feito durante um determinado período. Nesses casos, a única alternativa é começar tudo outra vez.
Essa perda temporária dobra o tempo de produção e, por consequência, o custo daquela operação.
Basta lembrar que ela tomará tempo de outra rotina que, por sua vez, ocupará o tempo da próxima. Essa reação em cadeia vai atrapalhar os demais fluxos operacionais envolvidos e/ou exigir horas extras para colocar a atividade em dia.
No entanto, nessa situação, uma rotina de backup automatizado permite a recuperação imediata desses arquivos. E a operação seguirá em normalidade.
5- Melhora a experiência do cliente
Enfim, chegamos ao fim desta lista com os 5 motivos para fazer backup de arquivos em sua empresa: a melhora significativa na experiência do cliente durante o atendimento.
Para esclarecer quaisquer dúvidas ou solucionar problemas do consumidor, é indispensável que a equipe de atendimento acesse informações. Entre elas, histórico de compras, pendências, status de entrega, entre outros dados.
Num caso de qualquer incidente que leva à perda de informações, elas ficarão indisponíveis durante o atendimento, impedindo que ele siga normalmente. Com um backup, tanto os arquivos antigos quanto os atuais estão salvos, armazenados em local seguro e de fácil acesso.
Assim, é possível garantir que o atendimento flua perfeitamente, num tempo aceitável, oferecendo uma boa experiência ao cliente.
Pronto, agora você conhece os 5 motivos para fazer backup de arquivos em sua empresa. Mas é importante lembrar que para conquistar essas vantagens, você precisa escolher uma solução de qualidade.
O Backup Iperius foi avaliado como o melhor backup no Brasil e na Europa, contando com milhares de licenças em uso em nosso país e milhões em todo o mundo.
Comprove todos os benefícios dessa ferramenta inovadora e completa na prática. Faça um teste grátis por 21 dias do Backup Iperius e sinta a diferença em suas rotinas.
Comments are closed.