O acesso remoto permite que um computador acesse, à distância, outra máquina. Assim, é possível visualizar o desktop, arquivos e até controlar funcionalidade ou programas que esses dispositivos possuem.
Nos dias de hoje, com profissionais atuando remotamente e negócios ocorrendo 24X7, via internet, contar com a facilidade do acesso remoto é essencial. Mas requer soluções com alto nível de eficiência e segurança.
Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.
Acesso remoto: o que é e como funciona?
Por meio do acesso à distância, um usuário autorizado pode visualizar e editar informações e configurações de computadores.
Desse modo, o colaborador tem condições de desenvolver tarefas de sua casa. E o técnico de informática pode ajudar o cliente a resolver problemas – como configurações de e-mail, suporte técnico em vários níveis, recuperação de informações, configurações de segurança, e muito mais – ou realizar tarefas variadas.
Contudo, para que essa comunicação entre máquinas ocorra, é preciso três elementos básicos. Um hardware (notebook, PC, tablet, celular), conexão com a internet e um software que permita o acesso remoto.
Assim, o primeiro passo é executarno computador uma solução desenvolvida para estabelecer o acesso à distância. Sempre mantendo o compliance determinado pela empresa.
A partir daí, a pessoa autorizada pode se conectar ao equipamento onde foi solicitado o acesso usando qualquer outro dispositivo. Pode também, entre outras ações remotas:
- Enviar, visualizar e editar arquivos;
- Mudar configurações;
- Executar aplicações;
- Instalar/atualizar programas.
Prático, ágil e eficiente, o acesso remoto é uma ferramenta importante para atuar à distância, desempenhando as mais variadas tarefas com qualidade.
Mas requer alguns cuidados para garantir todas as vantagens que esse tipo de software tem a oferecer – veja mais no próximo tópico.
O que é necessário para adotar o acesso remoto com eficiência e segurança
A transformação digital acelerou processos, exigindo respostas rápidas em todo tipo de negócio. Sem contar que, nos últimos tempos, aumentou o número de pessoas atuando à distância.
Uma saída para fazer frente a todas essas novidades é o acesso remoto. Afinal, com uma ferramenta que permita acessar informações, a produtividade organizacional é mantida.
No entanto, existem alguns fatores para essa prática oferecer todas as vantagens esperadas. Veja os principais.
Necessidade de uma boa conexão via internet
Um dos pontos básicos para que o acesso remoto ocorra é ter uma boa conexão com a internet nos dois lados.
Ou seja, tanto o usuário que precisa acessar as informações de modo seguro, como o técnico/operador que fará as configurações e ajustes necessários, além de ter acesso seguro e estável ao servidor da empresa que armazena os arquivos.
Se houver problemas de conexão em uma das pontas, o acesso remoto ficará comprometido. E o trabalho a ser desenvolvido, também.
Contudo, os serviços de internet estão cada vez mais qualificados, inclusive com o 5G a caminho. Desse modo, grande parte das empresas já possuem conexão veloz e à altura das necessidades de seus negócios.
Tráfego de dados do sistema deve ser veloz
Outro cuidado para que o acesso remoto ocorra dentro das expectativas, é garantir que o tráfego de dados no sistema da empresa, mesmo se for alto, seja veloz.
Assim, cabe aos profissionais de TI atuarem para que não haja lentidão que venha prejudicar o desenvolvimento das atividades das equipes. Mesmo as que estiverem atuando à distância.
Atenção à segurança da informação
Um item que requer total atenção e cuidado é a segurança digital. Não só por conta do acesso remoto, mas pelo fato das empresas estarem conectadas à internet.
Desse modo, toda organização deve ter um plano eficiente voltado à segurança da informação. Um planejamento que inclua, entre outras ações, detecção de vulnerabilidades e backup de arquivos.
Empresas que têm esses cuidados, já estão preparadas para adotar o acesso remoto de modo seguro.
Contudo, ainda assim, dê preferência a uma solução que tenha recursos de proteção avançados, como criptografia.
Escolha uma solução de acesso remoto de qualidade, como o Iperius Remote
Implementar o acesso à distância vai permitir que as pessoas autorizadas possam acessar informações. Bem como atender os clientes e resolver problemas de TI sem precisar de deslocamentos.
Mas, para isso, é imprescindível escolher uma ferramenta de acesso remoto que seja eficiente, segura e de fácil utilização. E que tenha a garantia de uma empresa idônea e reconhecida no mercado.
O Iperius Remote é esse software, oferecendo muitas vantagens. Entre elas:
- Conexão às máquinas de forma simples e rápida, de onde estiver – basta o computador estar ligado à Internet;
- Configurar rapidamente o trabalho de toda sua equipe, com estatísticas de logon, credenciais e permissões personalizadas;
- Acesso a servidores e computadores de seus clientes, permitindo fornecer suporte técnico de maneira fácil e imediata;
- Criptografia de ponta a ponta que eleva a segurança das informações.
Além disso, nas versões profissionais, você pode criar, além de grupo e catálogos de clientes, rebrading:
- Acesso remoto PC > Celular e Celular > PC (um grande diferencial, quando comparado a outros softwares;
- Captura e gravação de tela;
- Acesso supervisionado com senha fixa – sem precisar digitar uma senha diferente gerada pelo software a cada uso;
- Início automático por serviço, sem necessidade de interação para o usuário liberar o acesso;
- Área administrativa via web permitindo o gerenciamento de cada acesso;
- Drivers de impressora disponíveis para impressão remota.
O Iperius Remote também permite digitar senhas de administrador (com permissões elevadas), sem o interrupção da conexão.
Comments are closed.