O Iperius é um software de backup completo e flexível para Windows. Ele permite fazer muitos tipos de backup usando vários modos de backup: completo, incremental e diferencial.
O backup incremental permite otimizar duração e desempenho do backup. Na primeira vez o Iperius copia todos os arquivos, enquanto nas próximos vezes só copia arquivos novos ou alterados.
Com o Iperius podemos criar estratégias de backup para manter um histórico completo das alterações de arquivos, criando a cada dia um novo backup e assim uma nova versão de arquivos. Na versão Backup de imagem de Disco por exemplo é realizada uma atualização progressiva do arquivo de imagem de disco, graças ao modo de nível de bloco, onde copia-se apenas os blocos de discos que foram modificados.
Em todos os procedimentos de backup, arquivo por arquivo (como NAS backup ou backup FTP) podemos especificar diferentes tipos de backup. Vamos vê-los abaixo:
1. O backup incremental (padrão):
Por padrão em destinos locais, em rede ou FTP, o Iperius usará o modo incremental. O primeiro backup irá copiar todos os arquivos, enquanto nos demais somente arquivos novos ou alterados(substituindo os arquivos antigos no destino). O resultado final deste tipo de backup é sempre uma cópia completa, atualizado a cada novo backup. Este modo é o recomendado por aumentar o desempenho, reduzindo operações de disco e uso de recursos da rede para backups remotos.
Podemos também especificar o número de cópias a manter, tendo o mesmo backup completo incremental / replicado mais vezes, e substituído em rotação.
2. Backup completo:
O backup completo não faz qualquer verificação sobre a existência de arquivo ou data de arquivo. Com este modo o Iperius sempre copia todos os arquivos, substituindo as existentes no destino. O tempo necessário para concluir o backup será sempre o mesmo, porque todos os arquivos são copiados novamente o tempo todo. Se especificar mais de uma cópia terá vários backups completos.O modo de backup completo geralmente não é recomendado, sendo mais lento e requerer mais operações de leitura do disco e recursos da rede.
3. Backup completo + cópias incrementais:
Este modo pode ser considerado o mais complexo pois permite criar uma estratégia de backup granular e manter um histórico completo das alterações de arquivo. Na utilização deste modo o Iperius irá criar primeiro uma cópia completa, em seguida, nos próximos backups irá criar pastas numeradas contendo apenas arquivos novos ou modificados desde o último backup completo ou incremental.
Na pasta de destino, você terá uma estrutura de pastas como o mostrado na figura abaixo:
A pasta com o sufixo “-FULL” sempre conterá a cópia integral enquanto as pastas numeradas irão conter apenas arquivos novos ou alterados desde o backup anterior. Por exemplo em um backup agendado semanal, o primeiro backup completo pode ser feito na segunda-feira, enquanto os incrementais nos próximos dias. Se um arquivo é modificado a cada dia teremos uma cópia do mesmo em cada pasta numerada. Isso permite manter um histórico completo das alterações de arquivos economizando espaço em disco. Se optar por manter apenas uma cópia incremental, isso também pode ser considerado um backup diferencial.
Estes tipos de backup estão disponíveis para todos os backups em discos rígidos locais ou externos,para pastas de rede ou para servidores FTP. Por todos esses backups também pode ser utilizado a sincronização, para remover automaticamente arquivos antigos dos destinos se não existem mais nas pastas de origem.
Comments are closed.