Como se proteger durante a Black Friday e garantir a disponibilidade de arquivos necessários para manter a operação em pleno funcionamento? Eis uma questão que deve estar entre as preocupações dos gestores. Afinal, trata-se de uma ocasião decisiva para as vendas de muitas empresas. Só em 2021, mesmo com toda a conturbação da pandemia, a data movimentou R$ 5,419 bi no comércio eletrônico.
Inclusive, uma das principais portas de ataque nesse período é o uso do tema “Black Friday”. Assim, é muito comum, por exemplo, o envio de e-mails divulgando supostas promoções e, ao abri-lo, a pessoa também abre espaço para as ameaças virtuais. É uma janela de oportunidades e, para aproveitá-la, é indispensável garantir a manutenção dos fluxos operacionais e uma boa experiência de compra aos clientes.
Isto porque, durante a Black Friday, todo o potencial dos servidores de arquivos é colocado no limite devido ao alto número de usuários simultâneos.
Continue a leitura e conheça a combinação básica para ter maior segurança e disponibilidade de seus arquivos.
Como se proteger durante a Black Friday garantindo a disponibilidade de arquivos
Para manter a segurança de suas informações e a disponibilidade de arquivos na Black Friday, período que registra maior tráfego online, é preciso se preparar com antecedência.
Sabendo disso, veja as principais medidas a serem tomadas.
1) Expanda a capacidade da infraestrutura de TI e integre soluções de proteção
A infraestrutura de TI envolve todos os equipamentos, componentes, ferramentas e softwares responsáveis pelo funcionamento das empresas, além de seus endpoints. Então, para saber como se proteger durante a Black Friday, é fundamental aumentar a capacidade da infraestrutura de TI para que ela “aguente” o super volume de operações. Afinal, são milhares, até milhões, de acessos simultâneos e é preciso identificar ameaças digitais o mais rápido possível.
Dessa forma, se torna imprescindível integrar e/ou atualizar as ferramentas protetivas na infraestrutura de TI. Entre elas, antivírus corporativo, firewall e EDR (Endpoint detection and response – detecção e resposta de endpoint).
2) Implemente/atualize soluções de WAF (Web Application Firewall)
Essas soluções servem como uma proteção extra atuando numa camada que fica entre o sistema utilizado na empresa e a internet. Assim, é muito importante para garantir a disponibilidade de arquivos e mais um passo importante na busca de como se proteger durante a Black Friday. Para isso, o tráfego HTTP é filtrado e monitorado, protegendo os aplicativos de ciberataques como clonagem de websites e sequestro de informações.
Isto porque, um WAF atua diretamente nos pontos de vulnerabilidade que podem ser utilizados na falsificação de: site cruzado, script cruzado (XSS), injeção de SQL e adição de arquivos.
3) Como se proteger durante a Black Friday? Realize PENTEST!
Os Pentests são simulações de invasores feitas para testar a capacidade de proteção da infraestrutura de TI. Durante a simulação, a ferramenta utilizada para o teste, detecta portas de entrada. Com o resultado é possível corrigir essas vulnerabilidades, reduzir o número de brechas para invasores e garantir arquivos disponíveis.
Seja na data que põe à prova a capacidade de disponibilidade de informações e continuidade dos negócios ou em qualquer outra época.
4) Treinar e conscientizar as equipes sobre o período de maior vulnerabilidade
Não tem como se proteger durante a Black Friday sem a colaboração de todos. Por isso, desenvolva ações para as equipes atuarem de maneira segura.
Conscientizá-las sobre a importância de uma postura de precaução nas operações, além dos cuidados básicos com e-mails, no tratamento de informações e operação do site.
5) Monitorar as rotinas em tempo real durante a Black Friday
Monitore todas as ações protetivas e certifique-se que são eficazes para a disponibilidade de informações e para o fluxo operacional. Assim, é possível identificar rapidamente os riscos que vêm à tona durante o período.
Agindo assim, você garante que o sistema não fique indisponível num momento tão decisivo para os resultados do negócio. Existem muitas soluções para isso, basta escolher a mais adequada.
6) Conte com um software de backup de arquivos
Qualquer instabilidade ou lentidão faz o usuário desistir e buscar o item desejado na concorrência. Por este motivo, é fundamental manter uma cópia completa das informações, arquivos e configurações do sistema. Isto porque, o backup evita que arquivos inteiros ou informações sejam perdidos por conta de incidentes.
Caso isso aconteça, com uma ferramenta de backup completa, como o Backup Iperius, você pode recuperar rapidamente informações roubadas ou deletadas.
O que permite a fluidez dos fluxos operacionais e a disponibilidade de arquivos na Black Friday – e sempre!
Conheça o Backup Iperius, uma solução completa e fácil de usar
Se você deseja saber como se proteger durante a Black Friday, e durante o ano todo, conte com o Backup Iperius. Nossa solução oferece um conjunto completo de ferramentas para a cópia segura e automatizada de todas as suas informações.
Com um layout intuitivo para facilitar o uso, a ferramenta está disponível em diferentes versões. Desse modo, o Backup Iperius assegura a solução exata para empresas de todos os segmentos e de diferentes portes.
Mantenha suas informações disponíveis, mesmo no caso de perda de arquivos. Entre em contato conosco e veja como nosso software pode se ajustar exatamente às necessidades de seu negócio.
Comments are closed.