O Iperius Backup executa de maneira fácil e eficiente backup de bancos de dados MySQL e MariaDB. O Iperius pode efetuar backups automáticos de bancos de dados em uso (mesmo por acesso remoto). Não necessitando interromper os serviços de bancos de dados podendo transferí-los através de FTP, FTPS e SFTP automaticamente.
Utilizando apenas uma licença é possível o backup ilimitado de bancos de dados e servidores automaticamente, tanto num servidor local quanto na internet (mesmo bancos de dados hospedados na internet, se o provedor permitir acesso externo).
Na janela principal do Iperius, vamos criar uma nova operação de backup clicando no respectivo botão:
Clique para adicionar um elemento de backup para MySQL ou MariaDB:
Primeiro de tudo, devemos criar e selecionar uma conta para se conectar ao banco de dados.
Para fazê-lo, o endereço do servidor, ID (com os privilégios necessários) e senha são necessários. Uma vez com essas informações, podemos fazer um teste de conexão clicando no respectivo botão.
Assim que a conta foi criada, para continuar na definição de outras opções, devemos selecionar a conta da janela de configuração de backup. Como na figura abaixo, podemos efetuar automaticamente o backup de todos os bancos de dados que estão no servidor ou selecioná-los um por um (considerando poder haver itens diferentes para cada db ou servidor, cada um com suas próprias configurações) ou especificar diferentes nomes de bancos de dados, separados através de vírgulas.
Então, temos que decidir onde salvar os backups dos banco de dados, ao escolher a pasta de destino, cujo nome pode até ser dinâmico (podendo ser o nome do computador, mês ou semana-dia), definindo através de variáveis especiais.
Usando a opção “Incluir os seguintes objetos em backup” podemos selecionar “objetos” bancos de dados que deseja fazer backup (por padrão, a estrutura de tabelas e os dados são sempre selecionados, mas também podemos optar por salvar lista de usuários, procedures , triggers, e assim por diante).
Selecionando a opção “Copiar arquivos de backup para a tarefa de destino”, podemos obter uma nova cópia de arquivos de backup para as tarefas de destino automaticamente. Na verdade, este elemento particular, por padrão, não precisa de outros destinos (já possuindo um), mas se desejarmos transferir arquivos de backup por FTP temos que selecionar essa opção e adicionar um novo destino de FTP para “Destinos” painel.
A cópia pode ser executada para todos os destinos que o Iperius Backup permite como NAS, FTP ou SFTP, RDX, fitas LTO, armazenamentos em nuvem como o Google Drive, computadores em rede, discos USB, e assim por diante.
Como já foi dito, podem ser adicionados todos estes novos destinos (mesmo todos juntos) em “Destinos” do painel, como mostra a imagem abaixo:
Voltando em como configurar o backup de bancos de dados Maria / MySQL, vamos olhar para as opções restantes como a opção de definir uma verificação avançada do backup, adicionar uma extensão ou um texto específico (mesmo variáveis especiais) para o nome do arquivo de backup, definindo a compactação zip e criptografar o backup usando AES 256 bit.
Agora definidas todas as opções necessárias, clique no botão OK para salvar o elemento e encontrar mais opções de backup. A lista de “Destinos” pode estar vazia, enquanto que nas próximas opções é possível definir tanto o agendamento, para backup em dias e horários específicos automaticamente como notificações por e-mail, para obter informações sobre o backup e verificar possíveis erros.
No último painel, dê um nome à operação de backup e clique no botão OK para salvá-lo.
Uma vez salvo nossa tarefa de backup, a fim de executá-lo, basta clicar com o botão direito sobre ele e selecione “Executar backup”.
Ambas as opções para backup de MySQL e Maria estão disponíveis à partir da versão Avançada – Banco de Dados permitindo backups até mesmo de muitos outros bancos de dados usados atualmente: SQL Server, Oracle, PostgreSQL. Usando uma única licença é possível fazer backup de todos esses bancos de dados sem restrições
Comments are closed.