A clonagem de disco é um recurso extremamente importante que ajuda a reduzir custos – entenda melhor!
Manter uma rotina de backups para arquivos e pastas, sem dúvidas, é fundamental para proteger os arquivos críticos de qualquer negócio. Mas, se um disco rígido parar de funcionar ou o sistema operacional for corrompido o cenário muda.
São horas e mais horas de trabalho para reinstalar e reconfigurar tudo. Se for um servidor, podem haver danos graves e um downtime longo, interrompendo todas as operações envolvidas com ele por um bom tempo.
É aí que a clonagem de disco assume seu papel e salva a vida das equipes de TI. Pois é um processo que permite a criação de uma cópia integral (arquivos, aplicações e configurações) de uma unidade de armazenamento (HDD/SSD).
Na prática é o mesmo que fazer um espelho de uma unidade de armazenamento em uma nova unidade. Assim, quando for necessário atualizar um disco ou substituir uma unidade de armazenamento que parou de funcionar, basta colocar o clone num computador host ou usá-lo no lugar do dispositivo original.
O processo de clonagem de disco requer uma nova unidade de armazenamento para ser transformada em um clone.
E pode ser realizado com a ajuda de softwares especializados ou de backup que tenha os recursos necessários para isso. É o caso do Backup Iperius, a ferramenta melhor avaliada no Brasil e na Europa.
Facilidades oferecidas pela clonagem de disco
A primeira grande facilidade de realizar a clonagem de disco é a possibilidade de transformar uma unidade de armazenamento nova em uma cópia exata (1:1) de uma já totalmente configurada. Incluindo seu sistema operacional, softwares, pastas, arquivos e documentos.
Assim, é possível atualizar um HDD/SSD ou trocar de computador sem o risco de perder informações ou ter que instalar um novo sistema operacional. E, ainda, subir um backup de uma imagem de disco (ISO), um processo que leva tempo, requer softwares específicos e que pode haver falhas durante seu desenvolvimento.
Outra característica interessante da clonagem de disco é o fato de ser mais simples e rápido de se fazer do que um backup de imagem. Isso porque não existe a necessidade de um software especial para compactar todos os arquivos e criar uma ISO. Você só precisa de um disco a ser clonado e uma unidade de armazenamento como destino para isso.
Como as cópias são 1:1, os clones podem ser utilizados para atualizar outros HD, mover arquivos para um novo computador. Podem também criar diversas máquinas semelhantes em pouco tempo, pois basta inserir um clone nela e tudo estará exatamente igual ao disco clonado.
Além disso, a clonagem é muito mais ágil que a criação de um backup, pois as informações não precisam ser comprimidas. Em vez disso, são transferidos diretamente de uma unidade de armazenamento para outra.
Clonagem de disco e backup são a mesma coisa?
Apesar da clonagem de disco e backup consistirem na cópia de arquivos e configurações, tratam-se de processos distintos. E são utilizados para diferentes finalidades.
A clonagem de disco faz a cópia total de uma unidade de armazenamento. Ou seja, cria uma réplica de um HDD/SDD com o mesmo conteúdo (arquivos e pastas) e a mesma estrutura lógica (sistemas de arquivos, blocos e configurações) da unidade clonada.
Em relação à aplicação, a clonagem de disco tem como objetivo a criação de réplicas que serão utilizadas para fins de manutenção. Assim evita formatações e reconfigurações na hora de substituir uma unidade antiga por uma nova. Ou quando for preciso montar uma nova estação de trabalho.
No caso do backup, todos os arquivos são comprimidos e salvos em um único arquivo. Uma imagem de disco (ISO) que pode ser utilizada para restaurar um dispositivo exatamente como ele era quando o backup foi realizado.
Por isso, o backup de imagem é interessante para restaurar máquinas que não estão funcionando e realizar a substituição de servidores.
Além disso, é uma excelente ferramenta para recuperar informações perdidas, vazados ou corrompidos por vírus. Nestas situações, basta excluir todo conteúdo do HDD/SSD e executar a última ISO criada pelo backup.
Faça a clonagem de disco com o Backup Iperius
O Backup Iperius é um software de backup de uso simples e recheado de funcionalidades úteis para computadores e servidores que utilizam Windows.
Uma delas é a clonagem de disco para uma mídia local ou fixa (HD externo, por exemplo).
Além disso, com o Iperius você tem a possibilidade de realizar a clonagem de uma máquina física inteira para uma Virtual.
Você consegue executar a clonagem de uma imagem de estações de trabalho e servidores físicos (sistema operacional, aplicativos e dados), clonando discos inteiros.
E com a clonagem feita, simplesmente, conectar o arquivo VHD/VHDX no Hyper-V, obtendo uma restauração instantânea. Assim, pode iniciar o sistema imediatamente, como uma máquina virtual Hyper-V (ou convertê-los para VMware ESXi com o VMware Converter).
Comments are closed.