O Iperius é um software de backup que pode proteger bancos de dados Oracle de maneira simples e eficaz. Ele suporta o recurso hot-backup de qualquer banco de dados Oracle sem interrupção do serviço e com a possibilidade de transferir arquivos de backups para servidores FTP / SFTP ou serviços de armazenamento em nuvem.
O Iperius é compatível com todas as edições do Oracle: 9i, 10g e 11g, 12c e Express Edition (XE).
Com uma única licença é possível fazer backup ilimitados de servidores de bancos de dados tanto locais ou remotos.
O único requisito necessário para Iperius para fazer o Oracle de backup de bancos de dados online (backup on-line) é que o banco de dados esteja configurado no modo ARCHIVELOG. Para fazer backup de um servidor através da rede (quando o banco de dados não está na mesma máquina onde está instalado Iperius) o Cliente Oracle (RMAN) deve ser instalado no computador onde o Iperius está em execução e a conta a ser usado ser a “sys “.
Crie uma nova tarefa de backup:
Selecione o banco de dados Oracle a ser incluído backup clicando no botão como destacado abaixo:
Primeiro é preciso criar uma conta para conexão no banco de dados. Para bancos de dados locais é geralmente recomendado usar a conta do “sistema”, enquanto que para bancos de dados remotos deve ser usado a conta “sys”. É possível testar imediatamente a conexão clicando no botão como destacado abaixo e especificando o nome do banco de dados que você deseja se conectar.
Depois de criar a conta, estará selecionável na lista suspensa na janela de configuração de backup. Selecione a conta e configure as opções seguintes: backup automático de todos os bancos de dados (somente possível em servidores locais), a possibilidade de selecionar um único banco de dados (você também pode criar uma tarefa de backup diferente para cada banco de dados) ou especificar os bancos de dados individuais separando-os com vírgulas.
A próxima opção permite escolher a pasta de destino de backup. Se estiver fazendo backup de um banco de dados remoto e desconhecendo o caminho existente no servidor remoto, deixe a opção de usar a pasta padrão selecionada.Se o banco de dados estiver no servidor local (onde o Iperius está instalado) pode-se também usar variáveis especiais para tornar o caminho da pasta dinâmico, por exemplo, adicionando o dia da semana ou do mês.
Abaixo há algumas outras opções úteis para otimizar o backup: a compactação nativa(os arquivos de backup são criados no disco já compactados), a verificação do arquivo de backup e a possibilidade de nomear o backup dinamicamente ou personalizado (usando variáveis especiais).
Selecionada a opção “Copiar arquivos de backup nos destinos da tarefa de backup” o Iperius fará uma cópia adicional dos arquivos de backup para os destinos configurados para o trabalho de backup (painel “Destinos”). Os destinos adicionais são opcionais desde que já tenha especificado a pasta de destino primária. No entanto por uma estratégia de backup mais completa é possível copiar automaticamente arquivos de backup para muitos outros destinos, tais como unidades de fita LTO (, DAT, etc.), serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive, Amazon S3, Azure Storage ou Dropbox, servidores FTP / SFTP, NAS e dispositivos RDX, drives USB externos ou outros computadores na rede.
Como mostrado na imagem acima nos próximos painéis é possível adicionar destinos adicionais (opcionais), configurar agendamentos para backups automáticos e configurar as notificações por e-mail estando sempre informado sobre o resultado de backup e possíveis erros.
No painel final nomeie a tarefa de backup e salve-a clicando em “OK”.
Uma vez ciada a nova tarefa de backup, estará disponível na lista de tarefsa podendo ser executada imediatamente clicando com o botão direito sobre ela e selecinando “Executar backup”
O Iperius é um dos melhores software para backup Oracle, já que é extremamente fácil de usar e inclui muitas características poderosas. Além do backup padrão RMAN, permite configurar várias funções avançadas: compactação zip, criptografia AES, nomes personalizados, agendamento, execução de scripts externos, notificações por e-mail,backup em fita e NAS, backup online via FTP / SFTP e remotos em nuvem, como o Google Drive, Dropbox, Amazon S3 ou Microsoft Azure Storage.
O Iperius tem uma flexibilidade incomparável e uma grande confiabilidade. Em comparação com os scripts comuns o Iperius aparece muito mais estável e fácil de configurar. É possível efetuar backups de bancos de dados Oracle instalados em servidores Linux (local ou remoto) e, em seguida, copiar arquivos de backup usando protocolo SFTP (SSH).
Recursos de backup do Oracle estão disponíveis a partir da edição Avançada – Banco de Dados que permite fazer backup de todos os principais bancos de dados: SQL Server, MySQL, PostgreSQL, MariaDB. Com uma única licença pode-sepode fazer backup e proteger todos esses bancos de dados sem qualquer limitação.
Clique aqui para adquirir o Iperius Avancado – Banco de Dados.
Comments are closed.